Biotop NeuControl 60 Cápsulas
Indicado para:
- Agitação nervosa;
- Ansiedade e stress emocional;
- Dificuldade em adormecer,
- Insónias.
Envio Grátis em encomendas superiores a 27€ (2 a 6 dias úteis Portugal Continental)
Pagamento seguro (Multibanco, MBWay ou Transferência Bancária)
Política de devolução (até 14 dias após receção)
Características Ácido Gama-Aminobutírico (GABA)
Pertence aos aminoácidos não essenciais e ao mesmo grupo do Ácido Glutâmico e da Glutamina.
O GABA é um neurotransmissor inibidor, cuja acção é regulada pelo Ácido Glutâmico.
A Glutamina serve como intermediário metabólico entre o Ácido Glutâmico e o GABA. A síntese do GABA é realizada a partir do glutamato, através da enzima glutamato descarboxilase e do piridoxal fosfato, como cofactor (que é a forma activa da vitamina B6). Este processo converte o principal neurotransmissor excitador (Ácido Glutâmico) num dos principais neurotransmissores inibidores, o GABA.
O GABA existe em elevadas concentrações na amígdala, hipocampo, hipotálamo e no córtex pré-frontal. Desempenha um papel importante na regulação da excitabilidade neuronal ao longo de todo o sistema nervoso. Nos seres humanos, o GABA também é directamente responsável pela regulação do tônus muscular. Na diplegia espástica, verificam-se alterações na transmissão gabaminérgica no córtex motor e tronco cerebral, o que leva a hipertonia dos músculos.
O Ácido Gama-Aminobutírico actua nas sinapses inibitórias do cérebro através da sua ligação a receptores específicos transmembranares (GABA) da membrana plasmática do neurónio, permitindo a passagem de iões de carga negativa para dentro da célula e consequente passagem de iões de carga positiva para fora das células, induzindo um efeito sedativo e calmante no sistema nervoso central.
O GABA também regula o crescimento das células estaminais embrionárias e neuronais.
Pode ainda influenciar o desenvolvimento do cérebro através da expressão de células progenitoras neurais derivadas de factores neurotróficos. Estudos revelam que existe uma correlação entre a diminuição da concentração plasmática de GABA e os distúrbios de humor, doença bipolar e doença maníaco-depressiva. Alterações no metabolismo gabaminérgico estão associadas com a doença de Huntington, doença de Parkinson, demência senil, convulsões, doença de Alzheimer, Síndroma da pessoa rígida e esquizofrenia. Apresenta outras funções fisiológicas como a regulação das funções cardiovasculares, redução da hipertensão, redução da inflamação na artrite reumatoide, inibição da proliferação e indução da apoptose em células neoplásicas, manutenção e homeostase celular contra radiação UV e regulação das hormonas tiroideias. Actua ainda como inibidor do apetite e hipoglicemiante aumentando a secreção da insulina, apresentando-se como um potencial agente terapêutico para a encefalopatia diabética.
Toma diária recomendada (TDR)
1 Cápsula, 2 vezes por dia, às refeições.
Também poderá gostar